Faculdade Kennedy
Faculdade Kennedy
Call Center: 0800 031 2103 Atendimento Online: (31) 99994-1432 Vestibular: (31) 98445-1796
Iniciação Científica

Iniciação Científica


INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) das Faculdades Kennedy e Promove oferecem anualmente 30 bolsas para discentes que pretendem ingressar nas atividades de pesquisa. Xs discentes têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por umx professorx orientadorx, que também recebe uma bolsa de incentivo ao desenvolvimento do projeto de IC. Nesta etapa, x estudante-pesquisadorx exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita científica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a conexão de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de umx pesquisadorx.

O PIBIC é um programa institucional que visa oportunizar para qualquer discente um momento de aproximação com a riqueza das pesquisas científicas. Inseridos em um contexto que têm valorizado cada vez mais as pesquisas acadêmicas e científicas, torna-se de grande relevância estar imerso em um universo de busca de informações, criação e compartilhamento de conhecimentos válidos para a academia e a sociedade.

Neste ano de 2021 seguimos com a execução do PIBIC, respeitando todos os cuidados e atenção que nos são requeridos tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus. Confira as informações abaixo e venha participar conosco!

A programação preliminar do PIBIC 2021 é esta:

 

ATIVIDADE

DATA LIMITE

Período de inscrições dos projetos de pesquisa para o PIBIC 2021

01 a 15/3/2021

Período de correção dos projetos de pesquisa

16/3/2021 a 31/3/2021

Divulgação dos resultados e início das atividades de pesquisa

1/4/2021

VI Mostra de Projetos de Iniciação Científica (evento)

28/8/2021

Entrega do artigo final e resumo expandido (produtos IC)

outubro/2021

X Encontro de Iniciação Científica (evento)

6/11/2021

 

PANORAMA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL

De acordo com uma publicação inédita feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em abril de 2017, estudantes de graduação participantes de programas de iniciação científica (IC) têm 2,2 vezes mais chances de concluir um mestrado em relação a aqueles que não participam desse tipo de programa. Quanto ao doutorado, essa base comparativa é de 1,5 de maior chance.

Vale ressaltar que a IC por vezes pode ser um divisor de águas para xs estudantes, especialmente porque tende a ser uma manifestação voluntária de se fazer pesquisa, diferentemente dos trabalhos de conclusão de curso, que são requisitos obrigatórios entre muitas Instituições de Ensino Superior (IES). Discentes envolvidxs em atividades de pesquisa são mais preparadxs para o mundo do trabalho, além de deixarem um legado para a sociedade, quer seja pela publicação propriamente dita, quer seja por meio da criação de bens e serviços inovadores.

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NAS FACULDADES

Nos últimos anos, as Faculdade Kennedy e Promove têm acreditado e trazido como diferencial entre as faculdades de Minas Gerais e até mesmo em âmbito nacional, o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Somente na última década, foram mais de 500 projetos de pesquisa submetidos para apreciação em nosso programa de IC que resultaram em mais de 350 estudos finalizados e publicados.

Cabe ressaltar que no ano de 2020 – devido às medidas restritivas impostas pela pandemia do Coronavírus, o PIBIC – não díspar a outros programas, teve de se adaptar ao contexto vivido. Foi necessário reavaliar os processos internos e se adequar para que o ano de 2020 não ficasse sem produção acadêmica/científica em nossas faculdades. Para tanto foi realizado um processo de fast-track no qual xs discentes-pesquisadorxs puderam realizar seus estudos a partir de um viés bibliográfico.

Vale lembrar que o PIBIC se trata de um esforço coletivo que visa tornar as Faculdades Kennedy e Promove referências na pesquisa, possibilitando aos seus discentes e docentes uma oportunidade verdadeiramente real de transformação e diferenciação de suas trajetórias profissionais.

BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA:

 BENEFÍCIOS DA IC PARA X DISCENTE:

BENEFÍCIOS DA IC NAS FACULDADES:

OS EVENTOS DA IC NAS FACULDADES:

Todos os participantes do PIBIC devem, como previsto em edital, participar de três eventos institucionais, ao longo do período de vigência do programa. Ao longo dos anos estes eventos foram sendo aperfeiçoados visando oferecer à comunidade acadêmica melhores contribuições para o desenvolvimento das pesquisas aprovadas. Nos últimos anos, porém, devido às restrições impostas devido à pandemia do novo Coronavírus, reflexos também surgiram no PIBIC. Além do impacto à edição de 2020, no ano de 2021 o primeiro evento ficará suspenso, devido à organização logística para a sua realização.

Confira abaixo quais são os nossos eventos:

  1. Qualificação dos projetos de pesquisa:normalmente ocorre no mês de maio. Para este evento são convidadxs professorxs externos à Faculdade que possam avaliar e dar feedback quanto aos projetos aprovados. Primeiramente xs discentes apresenta(m) seu(s) projeto(s), em seguida a banca expõe a sua avaliação e, por fim, tem-se um posicionamento dx orientadorx do projeto. Este evento não é aberto a toda a comunidade acadêmica pois se trata de um direcionamento pontual dos projetos para o início da pesquisa de forma mais efetiva.

Veja as fotos da Qualificação dos Projetos de Pesquisa do PIBIC 2019 https://www.flickr.com/photos/faculdadespromove/albums/72157705172451652

  1. Mostra Integrada de Projetos de Iniciação Científica: ao contrário do perfil do primeiro evento, a Mostra é aberta a toda a comunidade acadêmica, cujos discentes participantes do PIBIC apresentam seus projetos avançados, sobretudo, em função da orientação dx professorx e do feedback da banca de qualificação. É neste momento também que xs discentes do PIBIC apresentam indícios de resultados e conclusões. Geralmente este evento ocorre no mês de agosto.

Veja fotos da IV Mostra Integrada de Projetos da PIBIC 2018 https://www.flickr.com/photos/faculdadespromove/albums/72157694816285370

  1. Encontro de Iniciação Científica:trata-se do último evento produzido pelo NPP no que se refere à IC (normalmente ocorre em novembro). É neste momento que xs discentes e professorxs apresentam seus trabalhos finais em formato de banner. Nesta apresentação, limitada axs discentes, professorxs orientadorxs e professorxs avaliadorxs, os trabalhos já concluídos serão avaliados e ranqueados para se premiarem os melhores estudos. Cabe ressaltar que as bancas avaliadoras seguem um barema único de avaliação, bem como é composta de docentes mestrxs e doutorxs nas áreas de pesquisa dos projetos em questão.

Veja fotos do VIII Encontro da IC 2019 https://www.flickr.com/photos/faculdadespromove/albums/72157711735466497

PRODUÇÕES DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA 

A produção científica na Faculdade Promove começou a ser publicada a partir de 2014, no formato “Anais”. Entretanto, a partir de 2017 o NPP optou por organizar os resumos dos trabalhos finais da IC desenvolvidos por discentes e professorxs em um livro/e-book. 
Trata-se de um modelo inovador para a IES e, com a formalização de um ISBN (International Standard Book Number), é possível melhor indexar esse tipo de publicação nas bibliotecas e diversas plataformas físicas e digitais.

A publicação dos resultados da pesquisa no PIBIC agrega ainda maiores benefícios tanto para discentes quanto para professorxs orientadorxs. Possuir uma publicação científica dentro ainda de seu processo de graduação gera grandes impactos positivos na caminhada acadêmica e profissional dos estudantes.

Confira abaixo nossas publicações:

1. LIVRO DE RESUMOS 

>> 2017

>> 2018

>> 2019

2. ANAIS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

>> 2014

>> 2015

>> 2016

FORMULÁRIOS

>> Modelo de projeto de pesquisa

>> Substituição de bolsista

>> Inclusão de voluntário(a)

>> Modelo resumo expandido

>> Modelo de artigo científico

>> Modelo de banner

RESULTADOS ANTERIORES

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2014 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2015 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2016 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2017 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2018 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2019 PIBIC.

>> Confira aqui o resultado da Propostas de Iniciação Científica - Edital 01/2021 PIBIC.

EDITAIS ANTERIORES 

>> 2015

>> 2016

>> 2017

>> 2018

>> 2019

>> 2020

>> 2021