Faculdade Kennedy
0800 031 2103
31 98488-7050

Projeto Rondon

Trabalhos sociais voluntários buscam atender demandas das periferias de BH e cidades do interior do estado

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de voluntários para atuar em programas e projetos de extensão. Inscrições de 1 a 29 de abril pelo link.

No período de 13 a 27 de julho os municípios mineiros receberão a equipe de rondonistas em suas cidades, a fim de contribuir com o fortalecimento e o desenvolvimento local, através de atividades/oficinas de mobilização social e socioeducativas, junto às comunidades rurais e urbanas.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, tecnólogo ou formação técnica em instituições de ensino de MG, para vaga de extensionista voluntário.

Os interessados devem anexar junto ao formulário de inscrição:

  • Currículo atualizado
  • Declaração de matrícula

No ato da inscrição o candidato deverá escolher a ação do projeto que deseja participar, sendo:

  • Ação Regional: viagem a cidades do interior no período de 13 a 27 de julho (Hospedagem, alimentação e translado será de acordo com as condições oferecidas pelos municípios que receberão as equipes, não havendo quaisquer custos ao participante com essa logística)
  • Ação Local em Belo Horizonte: em finais de semana e dias de semana conforme calendário divulgado previamente e em consonância com a disponibilidade de cada aluno participante.

Ao todo serão realizados 5 encontros em caráter de formação e mais eventos de acordo com a demanda de planejamento das ações de campo.

A listagem dos aprovados será divulgada no site institucional (www.rondonminas.wordpress.com) no período entre 1 a 3 de junho, quando serão indicadas as equipes para cada uma das cidades participantes.

Leia o edital completo aqui

Os alunos das Faculdades Kennedy que tiverem interesse em participar, podem procurar o professor Alisson Cunha, que fica em uma sala próxima ao NPJ na Unidade Venda Nova ou enviar um e-mail para alisson.cunha@kennedy.br.

  • Saiba mais sobre o projeto Rondon Minas

O Instituto Rondon Minas é uma organização não governamental do terceiro setor, que atua desde 2005 com empreendedorismo social e voluntariado em várias temáticas. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento social com responsabilidade socioambiental.

O Instituto elabora e executa projetos de cunho social com equipes multidisciplinares e promove a extensão do conhecimento técnico e científico. Através de suas ações, incentiva a sociedade civil a ser corresponsável pelos problemas sociais. A ONG tem como foco intervenções sociais em comunidades que apresentem demandas de trabalhos sociais, com execução de ações para o desenvolvimento local. A proposta é atender todos os públicos nas comunidades e, além disso, realizar troca de experiências e capacitações com a sociedade civil organizada, poder público e demais parceiros.

O Projeto Rondon® Minas atua desde 2005, com uma metodologia própria e com o objetivo principal de fortalecimento organizacional, social, político e coletivo em diversas comunidades mineiras.

As atividades são realizadas em duas etapas: a primeira, com o diagnóstico participativo e aplicação de questionários, por meio de amostragem, realizado nos municípios, que acontece com a participação de toda a comunidade.

Outro momento junto à comunidade são reuniões temáticas para discussão de problemas, necessidades enfrentadas pelos moradores e potencialidades nas diversas áreas, entre elas: meio ambiente, saúde, educação, transporte, assistência, habitação; e as ações socioeducativas realizadas nas comunidades após o resultado do diagnóstico participativo.

Além das ações de mobilização e capacitação de comunidades baseado em propostas de desenvolvimento que priorizam a formação social e política dos indivíduos, as soluções coletivas, a solidariedade e o resgate da cultura local.


Publicada em: 10/04/2019

Notícias Relacionadas: