banner-atletica Unificada copiar-min

O que você deve saber sobre a Atlética Universitária e seu funcionamento

A atlética é uma associação independente de alunos universitários ligada, principalmente, à prática de esportes. Ela está presente em inúmeras instituições e cursos do país, e também pode ser caracterizada como um tipo de atividade extracurricular.
Ter a chance de participar de uma atividade extracurricular como essa durante o curso superior garante experiências muito importantes aos alunos. Além de diversão e boas lembranças com novas pessoas, esse tipo de atividade proporciona experiências úteis para a carreira e para o currículo profissional.
A seguir, vamos apresentar tudo que você precisa saber a respeito de uma atlética universitária. Confira!

Qual o papel da Atlética para uma Universidade?

Nas primeiras associações de atlética, o foco era a prática de esportes entre os alunos da universidade e em disputa entre instituições. Hoje, o papel desempenhado por uma atlética é muito maior. Veja, abaixo, quais são as principais funções dessa associação.

Previous
Next

São diversas modalidades de Esportes!

Promove encontros para a integração dos alunos

Outra função de destaque em uma atlética é a promoção de eventos que têm o objetivo de estimular a integração de alunos de diferentes cursos e períodos. Os eventos podem ser jogos, workshops, palestras e muito mais. É uma ótima maneira de organizar, por exemplo, a acolhida aos alunos novatos no início de cada semestre.

Campanhas Sociais

Muitas atléticas universitárias também promovem ações que criam uma ponte entre a universidade e o restante da sociedade. Campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, de doação de sangue, eventos abertos à comunidade regional e trabalhos voluntários são alguns exemplos de ações que podem ser promovidas por uma atlética.

Por que participar de uma Atlética Universitária?

Muitas atléticas universitárias também promovem ações que criam uma ponte entre a universidade e o restante da sociedade. Campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, de doação de sangue, eventos abertos à comunidade regional e trabalhos voluntários são alguns exemplos de ações que podem ser promovidas por uma atlética.

Por que participar de uma Atlética Universitária?

Momentos de lazer, interação com amigos e novas amizades são experiências muito importantes para a estabilidade mental, principalmente quando se trata dos anos de faculdade, período cheio de cobranças e prazos.
Na atlética, os trabalhos em equipe e o envolvimento com as atividades permitem uma maior aproximação entre os integrantes e a formação de novas amizades.

Como escolher uma Universidade com uma Atlética forte?

A atlética é um verdadeiro símbolo de identidade para uma Instituição de Ensino Superior. Por isso, é importante buscar uma consolidada e famosa pelo seu desempenho nos esportes. Veja algumas dicas logo abaixo!

Conheça o processo seletivo

Vá em busca de mais informações sobre a atlética da Instituição de Ensino. Na maioria das vezes, no site da instituição você encontra as etapas do processo seletivo, as modalidades esportivas que são disponibilizadas e os requisitos para ingressar no curso pela seletiva.

Conheça as campeãs de jogos universitários

A colocação da atlética em competições regionais, nacionais e internacionais é um bom parâmetro para considerar na sua escolha. Os jogos universitários brasileiros (JUBs), por exemplo, reúnem universidades de todo o Brasil.

Sua trajetória de conquista começa aqui!

Agora você já sabe tudo de que precisa para ingressar em uma atlética universitária. Veja se, além do curso superior que você deseja ingressar, a instituição conta com uma atlética forte. Conheça o processo seletivo da instituição e pense como você deseja atuar dentro dessa organização incrível.
Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento das atléticas universitárias? Tem alguma experiência nessa área?

Deixe o seu comentário!