Colação de Grau

DOCUMENTOS E MANUAIS

Este é o espaço para os alunos das Faculdades Promove sobre a Colação de Grau institucional. Todos os documentos necessários para as comissões de formaturas estão disponíveis nesta página.

NOVAS REGRAS

A partir do 1º semestre de 2015, as solenidades de Colação de Grau não serão cerimônias de formatura, mas atos de colação de grau. Sendo assim, é obrigatório para a participação, o cumprimento de todos os critérios acadêmicos.

Dúvidas referentes à organização da Cerimônia de Colação de Grau Pública:  Zartta: (31) 99375-1515 (whatsapp).

Demais dúvidas ou sugestões: (31) 98973-2627 (whatsapp) ou [email protected]

dialogo

1. PERGUNTAS FREQUENTES

Colação de Grau Pública:

  • Custo: variável.
  • Como solicitar: a Assessoria de Eventos divulgará através dos sites e Instagram das Faculdades o formulário para inscrição em data determinada pelo setor.
  • A secretaria Acadêmica com os nomes dos interessados fará a análise dos alunos aptos a participar da colação e indicará ao Setor de Eventos (só estará apto o aluno que tiver concluído 100% do curso, inclusive as horas de estágios e atividades complementares), caso não esteja apto não poderá participar da cerimônia, uma vez que os nomes dos formandos irão para a Ata de Colação.
  • Período de solicitação: divulgações oficiais do Setor de Eventos.
  • Quem pode solicitar? Alunos concluídos que não colaram o grau.

Colação de Grau Interna:

  • Custo: gratuito/não pública.
  • Como solicitar: o aluno deverá acessar o portal do aluno e solicitar o requerimento “Colação Interna”. A Secretaria Acadêmica fará a análise e despacho do requerimento. Caso não haja impedimentos o aluno poderá assina a Ata de colação de Grau.
  • Acontecerá após a colação pública. Para solicitar esse tipo de colação o aluno, obrigatoriamente, precisará ter concluído100% o curso, inclusive as horas de estágios e atividades complementares, até o ato de solicitação.
  • Período de solicitação: ver calendário acadêmico vigente.
  • Quem pode solicitar? Alunos concluídos que não colaram o grau.

Colação de Grau Antecipada:

  • Custo: R$ 300,00/não pública.
  • Como solicitar: o aluno deverá acessar o portal do aluno e solicitar o requerimento “Colação antecipada”. A Secretaria Acadêmica fará a análise e despacho do requerimento. Caso não haja impedimentos o aluno poderá assina a Ata de colação de Grau.
  • Para solicitar esse tipo de colação o aluno obrigatoriamente precisa ter 100% do curso concluído, inclusive as horas de estágios e atividades complementares.
  • Período de solicitação: qualquer tempo antecedendo a colação Pública.
  • Quem pode solicitar? Alunos que têm urgência na conclusão do Curso e não podem esperar a data das colações pública ou interna.

Informação Complementar: Mantenha seus dados sempre atualizados junto a instituição para que os documentos de conclusão fiquem corretos.

Crianças a partir dos 6 anos de idade ocupam lugar no auditório, portanto, será exigida a apresentação do respectivo convite para acesso ao local.

Sim, mas o pagamento da colação de grau antecipada não quita, automaticamente, a cerimônia de grau pública.

Não será permitida a participação na solenidade de formatura qualquer aluno que não esteja devidamente aprovado em todas as disciplinas e nos demais requisitos de aprovação nos respectivos cursos.

Portanto, a contar das matrículas no primeiro semestre do ano vigente, para a participação na solenidade de formatura, não poderá o aluno estar com pendência em cursar qualquer disciplina prevista na estrutura curricular ou deixar de cumprir qualquer requisito obrigatório, o que importa dizer, que o aluno deverá então ter concluído todas as disciplinas.

Entende-se por conclusão integral de curso de graduação, o término:

De todas as disciplinas ou módulos da estrutura curricular, com aprovação.

Da carga-horária das Atividades Acadêmicas Complementares;

Do estágio obrigatório (quando houver);

Do Trabalho de Conclusão de Curso, quando for parte integrante da grade curricular.

I. Decoração do Espaço para a Colação de Grau Oficial;
II. Equipe de coordenação para organizar no dia do evento;
III. Mestre de Cerimônia;
IV. Sonorização;
V. Aluguel de becas e capelos;
VI. Canudo personalizado;
VII. Equipe de Recepcionistas para orientar formandos e convidados;
VIII. Convites individuais para entrar na solenidade de Colação de Grau;
IX. Segurança;
X. Lanche para os formandos;
XI. Limpeza.