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Kennedy

A Kennedy

Nossa História

Década de 1960, período de grandes transformações políticas e sociais. Em meio a esse cenário foi criada, no dia 7 de março de 1964, a Escola de Engenharia Civil Kennedy, inspirada no modelo da Escola de Engenharia Civil norte-americana. Ao longo desse período, a instituição se consolidou como umas das mais respeitadas do país, formando alguns dos mais conceituados e atuantes profissionais do setor.

Atenta às constantes mudanças e demandas do mercado, a Escola de Engenharia Kennedy aliou-se à Faculdade Kennedy de Direito de Minas Gerais, passando a oferecer também o curso de Direito. Já em sua implantação, o curso recebeu, pelo Ministério da Educação (MEC), conceito A em todos os quesitos avaliados.

Em 2005 a Fundação Educacional Minas Gerais, mantenedora da Escola de Engenharia Kennedy, firmou uma feliz parceria com a Associação Educativa do Brasil – SOEBRAS, tendo essa parceria ampliado todas as atividades de ensino no campus, criando a Faculdade Kennedy de Belo Horizonte ( FKBH) dando destaque para os cursos de Engenharia de Minas e Engenharia de Produção.

Dando continuidade ao seu desenvolvimento, em maio de 2008, a Faculdade Kennedy teve dois importantes cursos na área da saúde autorizados pelo MEC: o bacharelado em Nutrição, que preocupa-se em formar um profissional generalista, capaz de atuar em diversas áreas, e o bacharelado em Enfermagem, que apresenta como diferencial estágios supervisionados no Hospital Hilton Rocha, destinado a atendimentos oftalmológicos em diversas áreas.

Com a necessidade de Engenheiros Civis pelo mercado de trabalho em 2015, foi criado o curso de Engenharia Civil da FKBH para atender os alunos da região central de Belo Horizonte que desejavam cursar engenharia  e estarem mais próximo à outras regiões da cidade.

Cinquentenário Kennedy

Nossa Missão

A Faculdades Kennedy deseja ser reconhecida como Centro de excelência na atividade de Ensino, no desenvolvimento e na divulgação de pesquisas e na gestão criativa e empreendedora de projetos sociais. Todos esses referenciais são de extrema importância, pois, a responsabilidade social, política e econômica da instituição é muito grande, devido aos graves problemas sociais da cena contemporânea e da problemática específica da região onde se pretende implantar os cursos.

A instituição, ao cumprir a missão a que se propõe, irá definitivamente interferir ou implicar-se no vir-a-ser econômico, cultural, social e político da região, apresentando-se como referencial de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, buscando ser reconhecida por isso pela comunidade científica e pela sociedade em geral.

Nossos Valores

>> Desenvolvimento regional e global;
>> Compromisso social;
>> Ética no relacionamento;
>> Pluralismo de ideias;
>> Tecnologia a serviço da humanização;
>> Profissionalização de vanguarda.

Finalidades

Nossa IES tem como intuito transformar-se em referência na formação superior de profissionais – docentes e bacharéis – para responder à necessária ampliação da qualificação profissional na região com, entre outros, o objetivo de:

>> Contribuir para a formação integral de profissionais e especialistas de nível superior e membros de sua comunidade estudantil, capacitando-os para o exercício de suas atividades, além de propiciar meios para um continuado processo educativo;

>> Tornar-se instrumento do processo de desenvolvimento, analisando e conhecendo seus principais problemas, necessidades básicas e maiores anseios;

>> Pesquisar e analisar a realidade local, regional e nacional, sugerindo medidas que possam solucionar os problemas inerentes ao desenvolvimento sócio-econômico do país e da Região;

>> Democratizar o acesso à educação por meio do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação, capazes de gerar a minimização dos custos inerentes ao processo educacional.

As Faculdades Kennedy e o Instituto Superior de Educação Kennedy objetivam formar profissionais capazes de responder à urgente necessidade de reverter a situação de desqualificação e inabilitação da maioria do pessoal de magistério, ofertando formação de qualidade para cidadãos comprometidos consigo mesmos e com o seu tempo, aptos para analisar o contexto onde vivem e atuantes na criação de condições de desenvolvimento social e político da sociedade brasileira. Este projeto contempla reflexões pedagógicas sobre a formação de professores com vistas a fundamentar a proposta, bem como justificativas para a criação de cursos, incluindo questões operacionais.

Parte-se do princípio de que, se o professor não possui o domínio do conhecimento clássico mínimo, este não terá condições de orientar o processo de apropriação do saber e das ferramentas básicas necessárias à vida socialmente útil. Por outro lado, sem os conteúdos de cultura pedagógica, não se formará o professor comprometido com a dimensão do ensino e da pesquisa em Educação, condição essencial para a concretização da educação escolar centrada na preocupação de oferecer condições básicas para que o processo de ensino e aprendizagem esteja alicerçado em fundamentos psicológicos, filosóficos, políticos, históricos, sociais, educacionais, artísticos,computacionais etc. que amparem a prática social transformadora.

Do ponto de vista filosófico, o Instituto terá por finalidade formar o Educador, o profissional tecnicamente preparado e politicamente orientado no sentido da valorização da Educação como direito e bem social fundamental para as sociedades contemporâneas. A vinculação teoria-prática-vivência, garantida pela prática pedagógica, será seriamente observada, articulando conhecimento e ação sob a perspectiva de intencionalidades claramente definidas. Espera-se, assim, pôr em funcionamento cursos organicamente estruturados e articulados, que deem conta de atender às exigências do profissional para o milênio e que seja capaz de:

>> Trabalhar com base no projeto político-pedagógico do curso;

>> Valorizar a aprendizagem centrada no aluno com projetos voltados para a prática social, para o mundo real;

>> Ênfase na aprendizagem cooperativa e métodos vivos;

>> Incorporar as novas tecnologias ao ensino e à aprendizagem;

>> Aproximar a escola da comunidade, por meio de projetos socioculturais;

>> Valorizar o aprendizado profissional permanente;

>> Desenvolver atividades baseadas no compromisso profissional, na ética, na honestidade e na responsabilidade social.

Assim, as Faculdades Kennedy e o Instituto Superior de Educação Kennedy pretendem:

>> Ministrar o ensino superior formando diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos a integrarem os setores profissionais bem como a participarem do desenvolvimento da sociedade brasileira;

>> Formar especialistas de nível superior e especializar técnicos e profissionais nos campos de ensino ministrado;

>> Promover a formação integral do homem, desenvolvendo o espírito crítico e o pensamento reflexivo;

>> Incentivar o trabalho de pesquisa e a investigação científica buscando o incremento da ciência e da tecnologia, a fim de colaborar com o desenvolvimento do homem e da comunidade local e regional, com vistas ao seu bem-estar social, econômico e político;

>> Promover a extensão estimulando a participação da população nos resultados da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica produzidas na instituição;

>> Ser uma instituição livre e democrática e um centro de preservação e difusão da cultura e da história do homem, comunicando o saber organizado por meio de outras formas de comunicação.

Para a consecução de suas finalidades, a Faculdade Kennedy e o Instituto Superior de Educação Kennedy empenham-se no desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, inclusive estabelecendo intercâmbio com instituições de ensino e cultura do país e do exterior.

Objetivos

Tendo em vista sua missão, os princípios e os referenciais norteadores das ações da Instituição, foram elaboradas as seguintes estratégias, implementadas nos cursos ofertados:

>> Formar o cidadão ético;

>> Criar meios para incentivar o aluno, em toda sua trajetória acadêmica, a adquirir capacidade crítica perante o mundo, discutindo valores, crenças, ideologias e costumes;

>> Aprimorar sua formação sócio-cultural e enfatizar a noção de responsabilidade e solidariedade coletiva. Tal objetivo será alcançado principalmente por meio da prática e da postura de professores e autoridades educacionais, bem como dos conteúdos abordados. Além disso, outras estratégias serão adotadas e priorizadas, como a organização de atividades semestrais: palestras, seminários, debates, visitas a instituições comunitárias, ou seja, atividades que promovam a discussão de temas éticos ligados à realidade da escola e da sociedade;

>> Formar profissionais qualificados para o enfrentamento das exigências do mundo contemporâneo;

>> A organização curricular, descrita no projeto político pedagógico de cada curso, que se encontra flexibilizada horizontal e verticalmente, é a principal estratégia utilizada para consecução dos objetivos propopostos; as disciplinas optativas presentes em todos os cursos possibilitarão, por um lado, maior especialização do aluno na área escolhida, e, por outro, diversificação de saberes necessários à aquisição ininterrupta de novos saberes. Assim, o profissional terá como principal tarefa aprender a aprender, e a proposta desta escola é ensiná-lo a aprender e, portanto, insistir na assimilação da ideia de uma educação permanente. O profissional será formado conjuntamente com o cidadão, capaz de tomar decisões e de se adaptar sempre a situações renovadas, um sujeito crítico e autônomo, que deixa de ser apenas um apanágio da cidadania e passa a ser o fundamento da atividade profissional. Outra estratégia são os cursos de extensão e pós-graduação, estruturados e oferecidos pela Instituição. Os primeiros serão mais constantes, pois poderão ser feitos concomitantemente com a graduação.

>> Desenvolver trabalhos de extensão para integração com a comunidade: a comunidade é considerada pela SOEBRÁS (mantenedora) como sua principal parceira, pois acredita-se ser ela, a comunidade, possuidora de experiências e conhecimentos acumulados que, somados àqueles produzidos no interior da instituição, poderão promover mudanças sociais de forma participativa e sustentável. Neste sentido, as atividades serão desenvolvidas com e para a comunidade, a fim de interferir positivamente na sua realidade social. Para alcançar tal objetivo, as atividades serão organizadas a partir das necessidades da comunidade e não a partir do que a instituição considera mais viável; por isso, elas serão planejadas com a comunidade ao longo de cada ano escolar. A fim de implementar as atividades de extensão dos cursos mantidos, será criado o Núcleo de Extensão, previsto no regimento da Instituição. As atividades do Núcleo de Extensão serão organizadas segundo demandas do corpo docente e da comunidade, prioritariamente, tendo em vista o encaminhamento das disciplinas no que se refere à abordagem prática de seus conteúdos, às necessidades específicas dos alunos relacionadas ao contato com o mercado de trabalho, à realidade-contexto que fornece significado à inserção do curso na comunidade regional, e aos próprios interesses das Faculdades, explicitados em seu Projeto Pedagógico.

A política de Extensão encaminhada pelo Núcleo de Extensão deverá refletir as seguintes diretrizes:

>> Promover atividades que possam sintonizar o curso com a dinâmica do mercado de trabalho;

>> Oferecer campo para realização de projetos de docentes e discentes no que se refere à aplicação de conhecimentos e/ou à experimentação de novas ideias;

>> Manter intercâmbio com todas as agências que, de alguma forma, representem campos férteis de conhecimento e prática profissional nas áreas dos cursos ofertados;

>> Desenvolver atividades de pesquisa e produção de novos conhecimentos.

Para alcançar os objetivos acima mencionados, o enfoque principal é a pesquisa que, de acordo com a missão institucional, está voltada principalmente para responder às necessidades específicas da região, que podem, inclusive, ser feitas junto com as atividades comunitárias. As estratégias a serem adotadas são:

>> Formação de Grupos de Estudo e Pesquisa, compostos por discentes e docentes, em cada um dos cursos implantados, que desenvolverão estudos e pesquisas. Os grupos serão interdisciplinares e se definirão por linhas de pesquisas.

>> Desenvolvimento de programas de Iniciação Científica que, além de estimular a pesquisa entre os discentes, produzirão conhecimentos em várias áreas de cada curso. Além disso, haverá Inclusão, na grade curricular dos cursos, do “Trabalho de Conclusão de Curso”, de acordo com os projetos políticos pedagógicos que, junto com a iniciação científica, estimularão e produzirão pesquisas e novos conhecimentos;

>> Criar uma revista científica da Instituição para estimular a publicação dos trabalhos de pesquisa e de extensão desenvolvidos pelo corpo acadêmico de cada um dos cursos ofertados;

>> Realizar convênios e parcerias com empresas e órgãos de fomento, como FAPEMIG, CNPq, CAPES, para financiamento de projetos de pesquisa e bolsas de iniciação científica;

>> Criar o programa de bolsas para discentes vinculados ao desenvolvimento de pesquisa;

>> Garantir carga horária aos docentes dedicados à pesquisa, conforme plano de carreira e qualificação da Instituição;

>> Estimular e financiar a participação de docentes em congressos e eventos científicos;

>> Estabelecer, junto com o corpo docente, um número mínimo de publicações anuais de cada professor;

>> Garantir a formação de pesquisadores e a qualificação profissional do corpo docente por meio de incentivos à realização de cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, também previstos no Plano de Qualificação e de Carreira;

>> Trabalhar o tempo escolar do aluno para que transcenda a sala de aula.

Com tais objetivos, pretende-se tornar o tempo escolar do aluno mais produtivo; como estratégia, estão previstas, nas matrizes curriculares dos cursos que serão implantados, disciplinas com carga horária dedicada a atividades acadêmicas curriculares que poderão ocorrer fora do ambiente escolar (conferências, seminários, eventos, atividades de investigação científica, visitas técnicas, cursos de extensão etc.).

Essas atividades têm como objetivo incentivar a pesquisa, a inserção nas atividades acadêmicas dentro e fora da instituição e nos debates relativos à produção científica. Os Grupos de Estudo e Pesquisa também serão uma estratégia para atingir tal objetivo.

Será também estimulada a criação de chats e listas de discussão, via Internet, que poderão funcionar como importante ferramenta de aprendizagem fora da sala de aula e da escola. Os laboratórios de informática da SOEBRÁS foram pensados também para facilitar o acesso e o desenvolvimento dessas atividades.

Outras atividades acadêmicas complementares como estágios, projetos de extensão, seminários extra-classe, participação em eventos científicos, cursos de extensão etc., que ocorrem fora do ambiente escolar, em várias modalidades, serão reconhecidas, supervisionadas e homologadas pela Coordenação de cada curso.

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