Nutrição (bacharelado)

O Curso

O curso de Nutrição tem como condição buscar maior identificação e comprometimento com os problemas locais e regionais e legitimar as aspirações do contexto sócio-econômico visando:

  • Formar um profissional, em nível superior, generalista, apto a atuar no âmbito individual, coletivo e populacional de forma transformadora, nas áreas de alimentação e Nutrição Humana, com domínio de instrumentos, métodos e técnicas necessárias para o bom desempenho de sua profissão, conscientizando-o e preparando-o para o contínuo processo educativo;
  • Participar do processo de desenvolvimento científico e tecnológico, via realização e divulgação de pesquisas que privilegiem, por ordem, as realidades local, regional e nacional, cuidando-se de estimular o espírito crítico e criativo;
  • Contribuir com a plena liberdade de estudo, pesquisa e manifestação de pensamento, na área de nutrição;
  • Contribuir com a melhoria ou com a manutenção da qualidade de vida dos cidadãos residentes principalmente na região do curso, por meio da utilização do ensino da Nutrição, seus preceitos e práticas, na formação de recursos humanos com elevado preparo intelectual e apto a empenhar, pautados em princípios éticos, atividades em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para promoção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais;
  • Buscar o aprimoramento de uma prática teoricamente fundamentada, tecnicamente instrumentalizada e nitidamente inserida no rumo da transformação social, atendendo às exigências de uma ciência e de um conhecer crítico, dentro de um quadro de referência interdisciplinar.

Mercado de Trabalho

A Nutrição é uma área em expansão e que se desenvolveu a partir das necessidades em hospitais, mas que estão, também, fora deles, em decorrência da ampliação do conceito de saúde, que envolve aspectos psicológicos, emocionais, culturais, de sobrevivência e condições de vida.

Apesar das diversidades de seu campo de atuação, as principais áreas de atuação do profissional nutricionista têm sido o hospital, a indústria e a saúde pública.

Nos hospitais, o profissional trabalha no Serviço de Nutrição, orientando a preparação de dietas. Para isso, ele precisa conhecer, inclusive, o ato de comprar alimentos, o que envolve conhecimento sobre a sua produção e sua safra. Atende aos setores de Nutrição Clínica e Cirúrgica.

Na área de nutrição esportiva, os profissionais da Nutrição são muito demandados por academias – nas quais os clientes sabem que a noção de vida saudável passa pela alimentação – e pelos clubes, para orientação aos atletas que necessitam de dieta balanceada. O nutricionista cuida da escolha, da comercialização, do armazenamento dos alimentos e do cardápio, além de atuar como personal diet, que oferece orientação personalizada e na área de marketing, para comercializar e apresentar alimentos.

Na área de Saúde Pública, a atividade é desenvolvida, principalmente, junto aos órgãos de governo. Os nutricionistas devem sempre estar prontos para prestar informações ao público através dos veículos de comunicação de massa; conscientizando a sociedade e mobilizando o governo para a busca de soluções definitivas, objetivando amenizar a gravidade da questão alimentar brasileira.

O nutricionista se encarrega, ainda, do Planejamento realizado em qualquer nível de atuação: local, regional e central, elaborando e coordenando programas de suplementação alimentar e de merenda escolar, na tentativa de reduzir carências nutricionais.

Por fim, ressalta-se que o profissional da nutrição participa da equipe de Vigilância Sanitária na identificação do estado higiênico e sanitário do alimento, quanto ao controle de qualidade e legislação sanitária vigente. Pesquisa processos de confecção, enriquecimento e conservação de alimentos industrializados. Nas instituições de ensino, elabora pesquisas acadêmicas nas diferentes áreas da alimentação, nutrição e saúde.

Gostou? Compartilhe este Curso:

Faça já sua inscrição!

Escolha umas das formas de entrada e aproveite os benefícios

A problem was detected in the following Form. Submitting it could result in errors. Please contact the site administrator.
Grau de Escolaridade

Duração

4 anos

Formação

Bacharelado

Curso Reconhecido

pelo MEC

Processo Seletivo

Vestibular Online ou Presencial

Presencial

Mensalidades a partir de:

R$ 341,06*

*Consulte a central de atendimento e confira condições especiais para bolsas e planos de financiamento.

Edital e Manual do Candidato 2022/2