NINA
NINA – NÚCLEO DE INOVAÇÃO ACADÊMICA
O Núcleo de Inovação Acadêmica (NINA) desenvolve a criação, implementação, coordenação e desenvolvimento da cultura institucional de inovação na educação, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da comunidade acadêmica, por meio de recursos tecnológicos, cooperativos, especializados e favoráveis à inovação.
O NINA trabalha de forma integrada às coordenações de curso e outros setores da IES buscando e propondo programas, cursos, ações e atividades que permitam trabalho, em rede, entre a comunidade acadêmica e instituições parceiras nacionais e internacionais viabilizando a promoção da educação superior alinhada ao contexto contemporâneo.
O NINA é o órgão responsável pela coordenação administrativa, didático-pedagógica, supervisão e execução das atividades que envolvam as ações relativas à inovação no ensino, aprendizagem e pesquisa da instituição, na graduação, na extensão e que tem como objetivo desenvolver ações que reflitam a abrangência de sua área de trabalho.
Google for education
Com o Google Workspace for Education® , os professores podem criar oportunidades de aprendizagem, simplificar as tarefas administrativas e desafiar os alunos a pensar de forma crítica, tudo isso sem interromper os fluxos de trabalho em andamento. As ferramentas do Google Workspace for Education® por si só já são eficientes, mas funcionam ainda melhor em conjunto.
As ferramentas do Google Workspace for Education® são baseadas em nuvem e podem ser usadas facilmente nas salas de aula. Com um conjunto de apps gratuitos do Google® , que podem ser usados com cada aluno ou a turma inteira para incentivar a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.
Ao se matricular, todo aluno da IES recebe um email institucional, alocado na na plataforma Google Workspace for Education®, que permite acesso a todas as ferramentas educacionais utilizadas pela instituição.
Metodologias Ativas
Em relação ao uso de Metodologias Ativas, o NINA visa coordenar ações relativas às novas metodologias dos processos de ensino e aprendizagem da IES; à educação à distância, às metodologias ativas de aprendizagem, à capacitação da comunidade acadêmica com objetivos de criar projetos, processos, ambientes físicos e virtuais facilitadores da inovação.
Operacionalização do TDE – Trabalho discente efetivo
O Trabalho Discente Efetivo – TDE é um conjunto diversificado de atividades relacionadas ao ensino, que incorporam as práticas pedagógicas previstas nos mais diversos componentes curriculares, realizadas dentro ou fora de sala de aula, de forma individual ou coletiva, voltadas à integralização dos currículos dos cursos de graduação, favorecendo a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento das competências e habilidades previstas nos projetos pedagógicos de curso – PPC. A intenção do NINA neste contexto é unir as ferramentas disponíveis do Google Workspace for Education® às estratégias didáticas relacionadas às finalidades das atividades planejadas e desenvolvidas pelo docente.
A sala de inovação tem o intuito de:
- ser um espaço de trabalho de criatividade;
- espaço para design thinking;
- aplicação de dinâmicas;
- discussões em grupos;
- alternativas disruptivas para as respostas que procuram;
- trato diferenciado com a comunidade estudantil da sala de aula convencional – uso de tecnologia, especialmente a internet livre.
O ambiente pode ser procurado pelo corpo docente em momentos em que seu planejamento precisa de um “clima” diferente de sala de aula, sem perder o foco no resultado da aula em si. Quando os alunos precisam de um empurrão para pensar fora da caixa. Quando o externo vai auxiliar a entenderem o que eles têm dentro para colocar para fora, produzir mais, pensar mais, realizar mais.
Inovar não quer dizer necessariamente criar do zero, muito menos ter ideias sensacionais que nunca foram pensadas antes. Inovar é justamente fazer algo que não se está fazendo de uma maneira que vai funcionar. Não se fala em novidade e sim em funcionalidade, usabilidade, agilidade e intencionalidade. Isso que a sala de inovação propõe, uma área aberta ao exercício do pensar e testar. Apenas agir. A sala tem uma agenda só para ela, onde todos os interessados poderão acompanhá-la. Da mesma forma que os docentes podem agendar uma sala, os alunos também podem fazê-lo. A sala de inovação tem um email e está aberta a receber ideias, sugestões, críticas e contribuições.
Aluno Tutor NINA 1
O Aluno Tutor NINA – Nível 1 é um programa de imersão nas ferramentas do Google workspace for Education direcionado para alunos do ensino superior. O programa visa proporcionar aos alunos uma formação tecnológica, desenvolver habilidades de multiplicadores desse conhecimento para a comunidade acadêmica e confere aos alunos uma formação alinhada às demandas vigentes do mercado de trabalho e também no melhor aproveitamento das disciplinas durante a graduação. O programa destina-se a todos os alunos que tenham interesse na formação.
Aluno Tutor NINA 2
O Aluno Tutor NINA – Nível 2 é um programa que potencializa a aplicação dos conhecimentos adquiridos no Tutor Nível 1 e viabiliza a participação discente nos programas de inovação vigentes do NINA. O programa tem como objetivo aprimorar a ação dos tutores já formados no Nível 1 e participação na implementação de projetos de inovação na IES. O programa destina-se aos alunos formados no tutor NINA nível 1.
Capacitação Docente 1
A Capacitação Docente NINA é um programa de estudo nas ferramentas do Google Workspace for Education. O curso é online, inteiramente produzido pelo NINA, com aulas ministradas pelos professores, que são coordenadores do NINA. O curso é focado no conhecimento tecnológico aplicado e foi desenhado em pílulas de conhecimento para tornar a experiência acessível e prática, pensando nos principais problemas que identificamos para desenvolver uma rotina acadêmica e administrativa de forma digital. o objetivo é capacitar nas ferramentas do Google workspace para professores e administrativos que necessitam aprender ferramentas básicas para realizar o trabalho na nuvem. O público alvo contempla docentes e administrativos da instituição de ensino.
Capacitação Docente 2
A capacitação Docente NINA Nível 2 são os projetos de inovação elaborados com oficinas focadas no desenvolvimento das ferramentas de inovação aplicadas à educação. O objetivo é aperfeiçoar o conhecimento para as atividades acadêmicas a partir da elaboração de um plano de aprendizagem, que evidenciem a aplicação das metodologias ativas nas aulas. O programa conta encontros práticos focados em metodologias ativas e tecnologias para a educação, criando oportunidades para uma formação continuada. A capacitação destina-se a docentes proficientes nas tecnologias no Nível 1, docentes que têm o certificado do NINA nível 1.
Processo Seletivo
COORDENAÇÃO
O NINA tem a coordenação da Professora Natália de Carvalho Teixeira
Fale com o NINA:
✉️ natalia.teixeira@somospromove.com.br