ARI

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Apresentação

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) é um órgão assessor vinculado à Diretoria Acadêmica. Tem como competência coordenar as ações institucionais voltadas à cooperação e ao intercâmbio com outras instituições de ensino superior, de pesquisa ou de fomento, sediadas em outros países ou que tenham atuação internacional. Algumas das ações desenvolvidas pela Assessoria de relações Internacionais – ARI Cooperação acadêmica por meio de convênios, acordos e parcerias com instituições de ensino, agências de fomento e contatos com órgãos de governo, estimulando a troca de experiências e atualização do conhecimento, tanto docente como discente; Divulgação junto à comunidade acadêmica de oportunidades de estudo no exterior, tais como bolsas de estudos, cursos, estágios, programas de cooperação internacional, programas de intercâmbio etc.; Divulgação e promoção de eventos que possam agregar valor à comunidade acadêmica, difundindo uma cultura internacionalista e de crescente qualificação; Recepção de visitantes estrangeiros; Promoção da visibilidade institucional junto aos órgãos de interesse, como as agências internacionais de fomento.

Assessoria de Relações Internacionais

Prof. Dra. Rosangela Silqueira Hickson Rios http://lattes.cnpq.br/0034196977785631 Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciências Técnicas Nucleares pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutora em Clínica Médica/Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Selecionada uma das 6 pesquisadoras brasileiras pelo Programa 25 Mulheres na Ciência da 3M área STEM, Primeiro Lugar no Evento Brafip2022 Incoday com o Projeto Speed Reading. Selecionada pelo Programa Catalisa ICT/Sebrae – Versão 2020.Selecionada pelo programa IA2 MCTI versão 2021. Selecionada pelo Programa VUEI versão 2021 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Selecionada pelo programa BioStartup Lab INTERFARMA 02 como um dos 21 melhores startups para o programa de aceleração do Biominas. Selecionada como participante do Programa Startup Universitário da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior SEDECTES. Prêmio Valourec de Inovação 2018. Prêmio Roche de Inovação 2019.

Projetos

São diversos projetos e ações desenvolvidos tanto em trabalhos de pesquisa e extensão, como inseridos nas grades curriculares dos cursos. Em breve, apresentaremos os projetos atualizados. Confira, também, outras ações desenvolvidas no âmbito internacional: – World Community Grid https://www.worldcommunitygrid.org/  Say No to Schistosoma https://www.worldcommunitygrid.org/research/sn2s/overview.s – British Council https://www.britishcouncil.org.br/ – Cooperação acadêmica por meio de convênios, acordos e parcerias com instituições de ensino, agências de fomento e contatos com órgãos de governo, estimulando a troca de experiências e atualização do conhecimento, tanto docente como discente; – Divulgação junto à comunidade acadêmica de oportunidades de estudo no exterior, tais como bolsas de estudos, cursos, estágios, programas de cooperação internacional, programas de intercâmbio, etc; – Divulgação e promoção de eventos que possam agregar valor à comunidade acadêmica, difundindo uma cultura internacionalista e de crescente qualificação;; – Recepção de visitantes estrangeiros; – Promoção da visibilidade institucional junto aos órgãos de interesse, como as agências internacionais de fomento.

Parcerias

Com o objetivo de incrementar a cooperação e intercâmbio nos campos da educação, pesquisa, extensão e cultura, o setor de Relações Institucionais vem trabalhando juntamente com as faculdades no sentido de firmar convênios, acordos de cooperação e parcerias com diversas instituições. Estes são os convênios e as parcerias firmadas até o momento:

Educação Global

Sempre conectado aos novos tempos, apostamos cada vez mais na internacionalização do conhecimento como política institucional. Para colocar suas diretrizes em prática, a instituição conta com diversos formatos de programas, intercâmbios, cursos, estágios e outras ações que propiciam aos alunos uma formação acadêmica e multicultural para além das fronteiras do Brasil. Ciente da importância de levar a excelência do ensino que oferece e absorver as melhores práticas pedagógicas em nível global, promovemos iniciativas para identificar tendências, conexões, oportunidades e nichos de mercado, além de desenvolver relacionamentos de interesse da instituição com ações que a mantenham em processo constante de renovação. Nosso direcionamento em busca de um viés cosmopolita do ensino se baseia em uma série de vantagens e diferenciais que influenciam a formação de professores e alunos que têm a oportunidade de uma vivência no exterior. As experiências internacionais acrescentam diversas habilidades aos estudantes: nova língua e cultura, competências acadêmicas de outro país, troca de experiências, atualização do conhecimento, adaptabilidade, criatividade, entre outros benefícios.